Para alguns, quando se trata de uma instituição de ensino privada, a situação financeira é o impasse. É aí que entra o financiamento estudantil, uma alternativa que permite viabilizar o acesso ao ensino superior por meio de crédito ou bolsas.
Aqui, vamos apresentar as opções de financiamento estudantil disponíveis no mercado, tanto públicas quanto privadas, para quem deseja estudar em uma instituição de ensino superior privada. Quer saber mais? Continue a leitura e conheça as oportunidades!
O FIES é uma das opções mais conhecidas de financiamento estudantil no Brasil, principalmente por ser destinado a estudantes de baixa renda e oferecer taxas de juros mais baixas em relação a empréstimos convencionais.
Para participar é necessário alguns requisitos, como a renda familiar mensal bruta, por pessoa, ser de até 3 (três) salários mínimos.
Nos últimos anos o FIES passou por algumas mudanças, como a redução do número de vagas e alterações nos critérios de seleção, mas ainda é uma excelente escolha.
Diferente do FIES, o PRAVALER é um programa de crédito privado e oferece financiamento para estudantes do ensino superior privado.
A principal vantagem é a flexibilidade, pois o estudante paga as mensalidades durante o curso e, após a conclusão, começa a quitar o valor financiado. No entanto, é necessário verificar as taxas de juros e condições específicas de cada instituição de ensino.
O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas.
As bolsas integrais cobrem 100% das mensalidades, enquanto as bolsas parciais cobrem 50%. O processo seletivo do ProUni é baseado em critérios socioeconômicos e desempenho no Enem.
Também é possível conseguir financiamento através de programas que as próprias instituições de ensino oferecem. Normalmente, alguns critérios como desempenho acadêmico, sociais, esportivos e culturais podem ser levados em conta.
Mais uma alternativa é através de programas estaduais e municipais, que sempre levam em conta detalhes da própria região para incentivar ainda mais pessoas a ingressarem ao nível acadêmico.
Agora que você já conhece algumas das possibilidades de financiamento estudantil, é hora de saber como você pode aproveitá-las dentro da UNICEUNA!
Aqui, você pode entrar para o ensino superior através do FIES, basta ter participado do ENEM a partir de 2010, ter atingido uma média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e não zerar a redação.
Já com o PRAVALER, você tem a oportunidade de você pagar metade do enquanto estuda e a outra só depois de formado, tudo isso em um processo 100% digital, com um financiamento sem juros e parcelas que não acumulam!
Clique aqui e simule suas parcelas com o PRAVALER na UNICEUNA.
Agora que você já conhece essas opções de financiamento, que tal investir em você para o seu melhor? Procure mais sobre cada uma dessas, comparando-as e vendo qual melhor se encaixa nas suas condições.
Lembre-se de que a busca por uma graduação é um investimento em seu futuro, portanto, esteja bem informado sobre as opções disponíveis, busque orientações e planeje-se financeiramente para realizar o sonho de cursar uma graduação.
Com determinação e as escolhas certas, você estará no caminho para uma carreira de sucesso!