O ENEM pode ser uma oportunidade para melhorar sua qualificação profissional e ter acesso ao ensino superior por meio da nota obtida no processo seletivo. Para te ajudar nisso, o UNICEUNA explica tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2023!
As inscrições para o exame neste ano, aconteceriam no mês de maio, no entanto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo ENEM, adiou o prazo para junho.
Confira o cronograma:
A inscrição deve ser realizada online, por meio da Página do Participante, informando os dados pessoais solicitados pelo Ministério da Educação (MEC), que constam no edital do ENEM.
Nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, nacionalidade, nível de escolaridade e a indicação de atendimento especializado, específico e/ou uso do nome social, são algumas das informações necessárias no ato da inscrição.
Além disso, o participante deve responder o questionamento socioeconômico, para que seja esclarecido a sua condição social e econômica.
A taxa de inscrição para o ENEM 2023 é de R$ 85,00, sendo o pagamento feito por meio de PIX, boleto bancário ou cartão de crédito.
O participante pode solicitar a isenção do pagamento da inscrição, a partir da comprovação de renda familiar até um salário mínimo – é necessário está inscrito no Cadastro Único do Governo Federal; ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; ou ter cursado a terceira série do Ensino Médio em qualquer escola pública.
O prazo de isenção ocorreu até o dia 28 de abril, e o resultado das solicitações foi divulgado no dia 8 de maio.
Por meio da nota do ENEM, você consegue ingressar no Ensino Superior em Universidades públicas e privadas. Dependendo da sua nota, você pode conseguir bolsas em Universidades particulares, como também há a possibilidade do ProUni e do Fies.