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Design thinking: como desenvolver uma abordagem criativa e colaborativas no Ensino Superio

Design thinking: como desenvolver uma abordagem criativa e colaborativas no Ensino SuperioImagem: Freepik

Buscar outras formas de desenvolver abordagens na educação e, nesse caso, no Ensino Superior, é um diferencial para a formação acadêmica e profissional do aluno. O design thinking está entre um dos principais estímulos criativos e colaborativos dentro e fora das instituições de ensino.

Meios criativos, modernos e empáticos permitem que os alunos em conjunto com professores possam solucionar problemas bem como criar projetos inovadores, através de uma metodologia que estimula o trabalho em grupo e a autoconfiança.

Neste artigo, você vai entender mais sobre:

O que é design thinking?

Design thinking: como desenvolver uma abordagem criativa e colaborativas no Ensino SuperiorImagem: Freepik

O design thinking é uma metodologia associada ao estímulo de processos criativos e suas possíveis soluções para a sociedade. Ou seja, uma abordagem que se adequa às necessidades do grupo, a partir de diversas perspectivas para solucionar problemas.

A abordagem vem sendo utilizada frequentemente entre empresas e seus funcionários na hora de criar novos produtos e serviços, no entanto, é possível utilizá-la como uma ferramenta para aprimorar demandas e atividades no Ensino Superior.

Vale lembrar que é uma metodologia que não é necessário seguir uma ordem para colocar em prática, cada estabelecimento pode desenvolver a partir dos seus interesses, priorizando a “reunião” do maior número de ideias criativas e inovadoras, com outros pontos de vista.

Como aplicar o design thinking no Ensino Superior?

Design thinking: como desenvolver uma abordagem criativa e colaborativas no Ensino SuperiorImagem: Freepik

Assim como em empresas, o design thinking pode ser aplicado no Ensino Superior, como um meio de encontrar soluções para possíveis problemas dentro da sala de aula. Então, antes de mais nada, você deve compreender qual é o problema atual e por quais formas pode ser solucionado.

Isso pode incluir trabalhos e atividades da graduação ou da pós-graduação entre os grupos de alunos e os professores. Ou até mesmo, o professor pode trazer um problema e solicitar que os estudantes desenvolvam uma solução.

Entenda os 4 principais passos:

  1. Imersão: aquele momento para entender a situação atual do problema e iniciar a busca por maneiras de solucioná-lo. É importante avaliar toda a situação com profundidade, para assim conseguir ir para o próximo passo.
  2. Planejamento: é a hora de organizar as ideias e como será colocado em prática, identificando as possíveis oportunidades e organizando as ideias. Aqui, é o momento de compartilhamento de ideias, por meio de mapas mentais etc.
  3. Validação: Já que todas as ideias foram expostas, é preciso tentar avaliar quais são as mais assertivas para solucionar tal problema. Use a criatividade!
  4. Desenvolvimento: colocar tudo em prática agora. Você deve tirar tudo do papel e tentar vender sua ideia para o público.

Quais são os benefícios do design thinking?

Design thinking: como desenvolver uma abordagem criativa e colaborativas no Ensino SuperioImagem: Freepik

Entre os principais benefícios do design thinking estão o desenvolvimento de competências como empatia, criatividade, colaboração, experimentação, entre outros aspectos, que podem ser fundamentais para o mercado de trabalho e o empreendedorismo.

Além disso, a abordagem oferece estímulo ao pensamento colaborativo e ao desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras. O sair da “caixinha” é possível com o design thinking.

Que tal colocarmos em prática dentro da sala de aula?

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